sexta-feira, 8 de abril de 2011


Cabelo

0

Guia do Cabelo

Ressecamento, pontas duplas, falta de brilho, excesso de oleosidade... Cada um sabe muito bem quais os indesejáveis problemas que atrapalham a beleza dos cabelos. Mas, antes de sair por aí comprando um montão de produtos que parecem ótimos e fazendo tratamentos que você nem conhece direito, saiba quais são as principais causas destes problemas e veja como deixar os fios sempre saudáveis e com a aparência que você sempre quis.

• Pontas Duplas:
A falta de queratina e a desidratação deixam o cabelo muito fraco. Uma das conseqüências é o “rasgo” no centro dos fios, o que pode resultar em pontas duplas. A carência de água no seu organismo também pode afetar a beleza dos fios. Portanto, hidratar o corpo e o cabelo é fundamental. Como? Beba bastante líquido e aplique cremes condicionadores com nutrientes hidratantes para devolver o brilho. A queratina também pode ser resposta com produtos especiais, que contenham essa substância em sua composição.

• Por que as pontas duplas ficam esbranquiçadas?
O cabelo é formado por milhões de microfibras que são “encapadas” por camadas, chamadas de “cutículas”. Os pontinhos brancos significam que a massa da cutícula (que preenche o fio) sumiu, e que restou somente a parte de fora, sem cor alguma. Um tratamento de reposição de queratina com profissionais pode ajudar a resolver o problema.

• Cortar os fios faz parte do tratamento de beleza?
Cortar o cabelo não deixa você apenas mais bonita. Os cortes são fundamentais para dar vida aos fios. Além disso, ao retirar as pontas secas e duplas, é possível dar mais força aos cabelos, para que eles continuem a crescer normalmente, até 1,5 cm ao mês.

• Proteção:
Proteger o cabelo dos raios solares não é frescura, não, pois eles prejudicam os fios, retirando a queratina e mudando a composição da melanina. Portanto, no verão ou em dias muito ensolarados, não dispense o boné e, se possível, use protetor solar específico para a cabeleira. Os fios “queimados” precisam ser tratados com uma super-hidratação (que deve ser feita por um profissional em um salão cabeleireiro).

• Punk:
Sabe aqueles “cabelinhos” curtos, que aparecem do nada e não baixam de jeito nenhum? Não tem jeito mesmo. A única maneira de acabar com eles é deixá-los crescer. Você pode, no máximo, usar uma pomada modeladora ou gel para escondê-los. Mas cuidado para não exagerar e deixar o cabelo com aspecto sujo.

• 1, 2, 3, mil:
É normal que caiam até 100 fios de cabelo por dia. Então, nada de ficar desesperada se perceber que alguns fios se foram durante o banho e outros ficaram na escova ou no pente. Você só deve começar a se preocupar se notar que o volume do cabelo mudou de repente ou se alguma região da cabeça está com menos quantidade de fios do que outra. Nestes casos, procure um dermatologista.

• Inimigos?
Sim, os elásticos de borracha e os acessórios metálicos quebram os fios, principalmente quando usados no cabelo molhado.

0 comentários:

Postar um comentário

Cometa aí, é super importante: